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GUIA AKATU DE EMPRESAS E PRODUTOS - CONSUMIDORES

O que é O Guia Akatu de Empresas e Produtos?

O “Guia de Empresas e Produtos” é uma ferramenta de divulgação que visa aproximar empresas de seus consumidores finais, sem intermediários.

A própria empresa cadastra seus produtos e marcas, e registra suas boas práticas de responsabilidade social.

Os consumidores e outras instituições publicam seus comentários, que podem ser respondidos pelas empresas.

O Akatu pesquisa e cadastra documentos que ajudam o consumidor a entender os produtos e serviços que consome e a conhecer as ações das empresas que os oferecem.

Você pode visualizar todas as informações sobre uma empresa disponíveis no Centro de Referência através da ferramenta de busca oferecida.

Pesquisando Empresas, Marcas e Produtos

A partir da sua “Área Interna” Clique no botão “Guia de Empresas e Produtos” e depois clique no botão procurar empresas. A tela de pesquisa surgirá.

Você pode realizar pesquisas por palavras-chave ou pela primeira letra do nome do item que procura. Os resultados de todas as buscas são organizados em “Empresas”, “Marcas”, “Produtos” e “Tipos de Produto”.

Na tela “Resultado da Pesquisa”, clique no nome de cada item para visualizar as informações disponíveis sobre ele.

Clicando no nome da empresa você encontra informações sobre suas Marcas e Produtos, sua classificação na Escala Akatu (veja item Visualizando Resultados de Empresas na Escala Akatu), os comentários inseridos sobre ela (veja item Visualizando e Fazendo Comentários Sobre uma Empresa), documentos da Biblioteca Akatu relacionados (veja item Procurando Documentos Relacionados) e outras informações sobre a empresa.


Pesquisa por palavra chave:

A “pesquisa rápida” procura a palavra digitada somente no nome das Empresas, Marcas e Produtos. Já a pesquisa completa, procura também nas descrições de cada item.

Pesquisa por tipo de produto

Produtos e serviços são classificados, em 3 níveis, conforme suas características. Para realizar esta busca, selecione o primeiro nível, espere a página carregar e selecione o segundo nível, depois que a página carregar novamente selecione o terceiro nível. Por fim clique em pesquisar.

Pesquisa por ordem alfabética.

Clicando em uma das letras do alfabeto você encontra todas as empresas cadastradas no Centro de Referência que começam com aquela letra.

O que é a Escala Akatu?

A Escala Akatu é um instrumento para auxiliar o consumidor na avaliação de empresas conforme seu grau de responsabilidade social empresarial (RSE), estimulando também sua reflexão sobre o tema, e a comunicação entre as empresas e seus consumidores ou outros públicos (funcionários, fornecedores, acionistas, mídia, etc...).

Referências Akatu-Ethos.

As Referências Akatu-Ethos são um conjunto de práticas e/ou políticas associadas a RSE, selecionadas em função de representarem de modo assimilável pelo consumidor o que é usual e o que é diferenciador das empresas mais avançadas conforme o estágio atual da RSE no Brasil. Com base na prática destas referências é que se avalia o grau de RSE das empresas respondentes, e seu conseqüente posicionamento na Escala Akatu.

Metodologia


1- A Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial (“Escala Akatu”) categoriza empresas em 4 tipos, representados pelos seguintes símbolos:

– para empresas que não tenham no mínimo 12 das “Referências Akatu-Ethos”
“implantadas” ou que obtenham pontuação inferior a 300 pontos.*
– para empresas com pontuação igual ou superior a 300 e inferior a 550 pontos.
– para empresas com pontuação igual ou superior a 550 e inferior a 730 pontos.
– para empresas com pontuação igual ou superior a 730 pontos.

* Somente empresas que obtenham esta pontuação mas cujas informações no Centro de Referência sejam incluídas na opção “visível para todos os usuários” serão reconhecidas com o símbolo , como forma de reconhecer a valorizar sua atitude transparente e comprometida, mesmo com performance ainda no menor nível da escala.

2- A pontuação referida no item anterior é obtida com base nas respostas dadas pela empresa respondente a um conjunto de 60 questões, denominadas Referências Akatu-Ethos de Responsabilidade Social Empresarial (“Referências Akatu-Ethos”). A resposta a estas questões, que sempre representam uma prática ou política de responsabilidade social empresarial, é dada pela escolha de uma dentre as seis opções abaixo, reproduzida aqui na exata maneira como é apresentada à empresa respondente:

a) Implantada
b) Em implantação*
c) Em análise**
d) Nunca foi discutida
e) Não será implantada
f) Não se aplica***

* Considere "Em implantação" se a ação vai estar implantada até o final de 2005. Se o prazo for maior, responda "Em análise", se assim couber.

** Considere "Em análise" se a empresa está investindo recursos (tempo da equipe, consultorias, seminários internos, etc.) na análise do tema. Se está apenas falando sobre o tema, sem aplicação de recursos, responda "Nunca foi discutida".

*** Em termos de pontuação, esta resposta equivale à opção "Não será implantada" (zero ponto). Assim, é importante refletir sobre a sua real aplicação:Em princípio, todas as Referências são aplicáveis a qualquer empresa, consideradas as peculiaridades de sua realidade. Reflita cuidadosamente antes de escolhê-la.

Visualizando Resultados de Empresas na Escala Akatu.

Toda vez que você realizar uma pesquisa no “Guia de Empresas e Produtos” e clicar no nome de uma empresa ou de suas marcas e produtos na tela “Resultado da Pesquisa” (veja item Pesquisando Empresas, Marcas e Produtos) surgirá uma tela com as informações do item selecionado. Entre essas informações está a classificação da empresa na Escala Akatu.

O resultado da Escala Akatu aparecerá sempre em destaque, ao lado do nome da empresa. Quando uma empresa ainda não respondeu à Escala o texto “Dados não Disponíveis” será apresentado no lugar do resultado.

Clicando na classificação da empresa você pode ver as respostas que foram dadas para cada uma das 60 perguntas.

Visualizando e Fazendo Comentários Sobre uma Empresa.

Na tela “Resultado da Pesquisa” (veja item Pesquisando Empresas, Marcas e Produtos) clique no nome da Empresa que deseja visualizar. Surgirá a tela “Dados da Empresa” com informações sobre ela. No lado esquerdo da tela aparecerão os botões “Inserir Comentários” e “Ver Comentários”.

Fazendo um comentário

Clique em fazer comentários. Selecione o tipo de comentário e, se necessário, a marca da empresa a qual ele se refere. Insira o texto e clique em enviar.
Os comentários são encaminhados à empresa, que terá 7 dias para enviar uma resposta. O comentário é publicado juntamente com a resposta da empresa, assim que ela for recebida. Caso a empresa não responda dentro do prazo, o comentário será publicado com indicação de que a empresa ainda não respondeu.
Os comentários devem ser questões objetivas ou perguntas diretas sobre as respostas de empresa na Escala Akatu ou sobre as demais informações publicadas no Centro de Referência. Mensagens de conteúdo ofensivo não serão aceitas.


Procurando Documentos Relacionados

Você pode procurar, na Biblioteca Akatu, documentos relacionados a Empresas ou a suas atividades. Para isso você deve clicar em “Documentos Relacionados” na tela “Dados da Empresa” (veja item Pesquisando Empresas, Marcas e Produtos)

Comparando Empresas

A função “Comparar Empresas” permite que o usuário selecione até 5 empresas e visualize lado a lado as respostas e resultados de cada uma delas na Escala Akatu.

Nesta comparação podem ser utilizados os “pesos-padrão” da Escala Akatu ou uma estrutura de prioridades específica: sua estrutura personalizada ou de empresas e convidado relacionados (somente para empresas). A função “Comparar Empresas” oferece ferramentas distintas para empresas e para consumidores:

Consumidores

A opção “Comparar Empresas” no menu lateral remete a uma tela na qual permite-se escolher empresas para comparação.

Selecione até 5 empresas e pressione o botão “Adicionar”. Será criada uma lista de empresas a serem comparadas. O botão “Limpar” permite que você reinicialize sua seleção. Quando terminar a seleção clique em “Próximo”.

Na próxima tela Escolha a “Estrutura de Pesos” que deseja usar:

   • “Pesos-padrão” reflete as prioridades dos consumidores mais conscientes (pesquisa do Akatu);
   • “Meus Pesos” utiliza a estrutura de prioridades personalizada pela sua empresa;

Ao escolher a opção “Meus Pesos” você será remetido a uma tela na qual deve cadastrar uma estrutura de “pesos” de acordo com os seus valores. Selecione os pesos que achar corretos para cada tema e cada pergunta. Clique em “Salvar”, para visualizar os resultados das empresas anteriormente selecionadas frente a sua estrutura de pesos.

Uma tela com as respostas das empresas selecionadas, e suas classificações, de acordo com a Estrutura de Pesos escolhida, aparecerá.

Empresas

A opção “Comparar Empresas” no menu lateral remete a uma tela na qual permite-se escolher empresas para comparação.

Selecione até 5 empresas e pressione o botão “Adicionar”. Será criada uma lista de empresas a serem comparadas. O botão “Limpar” permite que você reinicialize sua seleção. Quando terminar a seleção clique em “Próximo”.

Na próxima tela Escolha a “Estrutura de Pesos” que deseja usar:

   • “Pesos-padrão” reflete as prioridades dos consumidores mais conscientes (pesquisa do Akatu);
   • “Meus Pesos” utiliza a estrutura de prioridades personalizada pela sua empresa;
   • “Empresas relacionadas” aplica os valores cadastrados pelas empresas relacionadas ou por seus convidados;

OBS1: As empresas somente estarão visíveis para simulação se tiverem respondido à Escala Akatu e se a sua opção de visibilidade for “Visível a todos os Usuários” ou então se a empresa tiver relacionamento com quem realiza a simulação (veja “Estabelecendo Relacionamento")

OBS2: Os “Relacionados” somente aparecem na lista se tiverem cadastrado sua estrutura de pesos (Cadastrando uma Estrutura de “Pesos”)

Ao escolher a opção “Empresas relacionadas” você deve ainda selecionar um ou mais “relacionados” cujos “pesos” serão utilizados na simulação. Selecionando mais de uma opção os pesos utilizados serão uma média das estruturas escolhidas.

Para prosseguir, pressione o botão “Próximo”. O botão “Limpar” permite que você reinicie sua seleção.

Ao clicar no botão “Próximo” uma tela com as respostas das empresas selecionadas, e suas classificações, de acordo com a Estrutura de Pesos escolhida, aparecerá.



BIBLIOTECA DO CONSUMO CONSCIENTE

O que é a Biblioteca Akatu do Consumo Consciente?

A Biblioteca Akatu do Consumo Consciente é uma base de dados pioneira no Brasil e reúne documentos dos mais variados temas, tratados sempre pela perspectiva do Consumo Consciente.

A Biblioteca Akatu é organizada em 12 grandes temas, a partir dos quais você pode buscar documentos utilizando-se de palavra-chave, ou então procurar dentro dos subtemas e verbetes de cada tema.

Consumidores, estudantes e empresas encontram conteúdo confiável e processo de pesquisa simples e rápido para o exercício de sua cidadania, a pesquisa de informações e as práticas relacionadas ao Consumo Consciente.

Os outros interessados no consumo consciente e no desenvolvimento sustentável encontram na Biblioteca Akatu o maior arquivo de documentação referente à questão do consumo como exercício de cidadania já organizado no Brasil.


Pesquisando um Documento na Biblioteca

Clique em “Biblioteca Akatu” em sua “Área Interna”, depois clique em “Ir Para a Biblioteca”. Você pode pesquisar por palavra chave ou pelos 12 temas da Biblioteca.

Pesquisa por Palavra-Chave

Digite a palavra que procura no campo indicado e clique em pesquisar. O resultado aparece organizado em “Temas”, “Subtemas”, “Verbetes” e “Número de Documentos Encontrados”.

Clicando no nome do tema, você visualiza todos os subtemas dentro dele. Clicando nome do “subtemas” você visualiza todos os verbetes cadastrados dentro dele. Clicando no nome de um verbete, você vê todos os documentos deste. Clicando no número de documentos você visualiza todos documentos encontrados dentro de um verbete.

Os ícones de “quebra-cabeça” representam a complexidade do documento.

Pesquisa Avançada

A pesquisa avançada permite pesquisar documentos através de vários critérios,é só escolher um ou mais “filtros” que deseja usar e clicar em pesquisar.

Pesquisa por Temas

Selecione o Tema que deseja explorar e vá buscando dentro de seus subtemas e verbetes até chegar nos documentos.



INDICADORES AKATU DE CONSUMO CONSCIENTE

O que são os Indicadores Akatu de Consumo Consciente?

Os Indicadores Akatu de Consumo Consciente são um instrumento de avaliação e orientação que permite avaliar o perfil de consciência no consumo de pessoas e comunidades.

Conforme suas respostas a um questionário respondido on-line no Centro de Referência Akatu, a pessoa que responde recebe na hora um relatório personalizado sobre a sua situação como consumidor consciente.

Existem dois tipos de usuários: Consumidores e Instituições.

Consumidor

Como consumidor, você pode responder ao Teste Indicadores Akatu, e pode também criar uma comunidade e chamar seus amigos, colegas ou familiares para responder. No final, você fica sabendo qual é a situação da sua comunidade, além de poder gerar relatórios personalizados para cada membro.

Associando-se a uma Comunidade:

Todos os usuários dos Indicadores Akatu devem estar associados à pelo menos uma COMUNIDADE (grupo de consumidores com que cada usuário será comparado). As comparações não afetam a privacidade de nenhum usuário, e são feitas de forma positiva, visando à reflexão e nunca a competição.

Para associar-se a uma Comunidade clique em “Buscar Comunidade” no menu lateral de sua “Área Interna”.

Observação: Você pode associar-se a quantas comunidades quiser.

Se você foi convidado por um alguém para associar-se a uma Comunidade digite o nome dela no campo disponível e clique em “Procurar”, confira os dados da comunidade e clique em “Associar”. Será necessária uma aprovação do Gestor da Comunidade para que a sua Associação seja efetivada. Você receberá um e-mail quando sua associação for aprovada

Caso você não tenha conhecimento de nenhuma comunidade, clique no local indicado para associar-se às comunidades livres do Akatu.

O Akatu disponibiliza três “comunidades livres” para usuários que desejam responder aos Indicadores: “Internautas em Geral”, “Leitores do Boletim Akatu” e “Associados Akatu”. Escolha a Comunidade na qual você se encaixa melhor e associe-se, clicando na letra “A” da linha correspondente. Para as Comunidades do Akatu não é necessária aprovação, você pode começar a responder os Indicadores Akatu logo em seguida.

Respondendo aos Indicadores Akatu:

A partir de sua “Área Interna” clique no botão “Indicadores Akatu” e depois em “Responder Questionário”.

As perguntas aparecem em seqüências de quatro. As setas avançam e recuam, o botão “Terminar Depois” salva as respostas dadas até o momento e retorna à “Área Interna”, o botão “Verificar” checa as questões que faltam ser respondidas, caso não haja questões pendentes o sistema irá finalizar o processo de respostas e solicitar confirmação para gravar as respostas.

Depois de salvar você terá acesso ao seu relatório individual. As respostas não podem ser mudadas, durante um período de 90 dias.

Analisando o Relatório Individual

Depois de responder aos Indicadores Akatu, você pode ver e imprimir o seu relatório personalizado a qualquer momento. Basta clicar em Relatório Individual, no menu lateral de sua “Área Interna”. Se você for associado a mais de uma comunidade você deverá escolher em comparação a qual delas deseja visualizar o seu desempenho.

Criando Comunidades:

Clique em “Criar Comunidade” no menu lateral. Insira os dados solicitados e clique em “salvar”. Após esse processo sua comunidade está pronta para receber integrantes.

O nome da sua comunidade é muito importante pois é através dele que seus convidados irão encontrá-la. Escolha um nome que faça sentido e que seja de fácil memorização para você e para os outros membros.

ATENÇÃO:
Logo após a criação de sua comunidade você receberá um e-mail contendo a seu "login" e a sua senha de Gestor de Comunidade. Eles não anulam sua senha e seu login de usuário comum.

Um Gestor de Comunidade não pode responder aos Indicadores e um usuário comum - Consumidor não tem acesso às funções administrativas de uma Comunidade. Toda vez que desejar realizar funções de Gestor você deve acessar o Centro de Referência com o “login” correspondente, e vice versa. Isso significa que você, no “papel” de Consumidor, deverá associar-se a sua própria comunidade.

Aceitando novos membros em sua Comunidade.

Quando um convidado seu associa-se a sua comunidade ele, automaticamente, fica pendente da sua aprovação para fazer parte de sua Comunidade e poder responder aos Indicadores.

Para aprovar a associação de um novo membro clique em “Indicadores Akatu” no menu lateral, em seguida em “Respondentes on-line” e depois em “Aprovar/Reprovar”. Surgirá uma lista com todos os usuários pendentes. Selecione aqueles que deseja aprovar e clique no botão “aprovar”, para reprovar um usuário, clique na letra “R” localizada na mesma linha de seu nome. Ao aprovar um usuário, ele recebe um e-mail, informando-o da aprovação.
(Ver item O que são os Indicadores Akatu de Consumo Consciente?)

Instituições

O uso dos Indicadores Akatu auxiliará empresas, escolas, associações e outras organizações a traçarem diagnósticos e planos de ação conforme a situação de consumo consciente de seus integrantes. O sistema oferece estruturas que se adequam a instituições de diferentes tipos e portes.

Para grupos que não têm total acesso à internet, disponibilizamos versões do questionário para serem impressas e respondidas manualmente, e uma função para cadastramento rápido e posterior uso das respostas desses questionários.

Entendendo a Estrutura de Grupos dos Indicadores Akatu

As Estruturas de Grupos foram criadas para facilitar a organização de Instituições que desejam responder aos Indicadores Akatu. O Centro de Referência oferece uma estrutura em 4 níveis: Grupos – Unidades – Comunidades – Consumidor.

O Grupo representa toda a instituição e é formado por “Unidades”. As “Unidades”, por sua vez contém “Comunidades” que são constituídas por “Consumidores” (membros da instituição). A estrutura deve ser organizada conforme a necessidade de cada Grupo e não existe um número limite de Comunidades ou Unidades.

Criando Grupos*:

Todos os Grupos são criados pelo Akatu. Para solicitar a criação de um Grupo para a sua Instituição clique em “Indicadores Akatu” na página inicial do Centro de Referência e depois clique no link correspondente.

Você deve fornecer o nome da instituição e o nome e o e-mail daquele que será o responsável pelo Grupo: Gestor de Grupo.

*OBS: A Criação de “Grupos” (Comunidades Estruturadas) é disponível somente a empresas associadas ao Akatu. Para associar-se ao Akatu entre em contato através do e-mail faleconosco_cr@akatu.org.br

O que é um Gestor de Grupo?

O Gestor de um Grupo é o Responsável pela organização do mesmo. Ele deve planejar a sua estrutura do de modo que ela se encaixe no formato de quatro níveis. Além disso ele deve informar e orientar suas decisões aos Gestores de Unidade e Gestores de Comunidade para que estes sigam o formato planejado. O gestor de Grupo deve criar Unidades e indicar seus Gestores.

Criando Unidades

A partir da Área Interna de um Gestor de Grupo (veja item O que é um Gestor de Grupo?), clique em Cadastrar Unidades, preencha os campos solicitados e clique em “Salvar”. Atente para os dados do Gestor de Unidade, é importante que estejam corretos, pois ele dará continuidade ao trabalho, caso você seja o Gestor de Unidade, insira seus dados nos campos correspondentes.

Após a criação de uma Unidade será enviado e-mail para o Gestor da Unidade, e somente ele poderá dar continuidade ao processo de criação da(s) sua(s) comunidade(s). Se você mesmo for fazer esta função, após “Salvar” aguarde em seu e-mail a mensagem do sistema com o “login” e a “senha” para prosseguir.

Gerenciando Grupos

Você pode ver as Unidades que já foram criadas, para isso clique em “Listar Unidades” no menu lateral de sua “Área Interna” de Gestor de Grupo (veja item O que é um Gestor de Grupo?). Surgirá uma tela com todas as Unidades existentes.

Para visualizar os dados de uma Unidade, clique em seu nome, e para alterar seus dados clique na letra “A” da linha correspondente.Para excluir uma Unidade clique na letra “E” e para ver as suas Comunidades clique na letra “C”.

O que é um Gestor de Unidade?

O Gestor de Unidade dá prosseguimento ao trabalho iniciado pelo Gestor de Grupo. Ele deve criar comunidades de acordo com planejamento feito pelo Gestor de Grupo.

Criando Comunidades

A partir da Área Interna de um Gestor de Unidades (veja item O que é um Gestor de Unidade?), clique em “Cadastrar Comunidade”, preencha os campos solicitados e clique em “Salvar”

O Gestor de Unidade não define o nome de cada Comunidade, mas é obrigatório classificá-las conforme a estrutura existente. (veja as opções nos campos de “Classificação”).

Procure criar Comunidades com no máximo 100 consumidores cada uma. É importante que o Gestor possa contatar facilmente todos os membros da Comunidade.

Atente para os dados do Gestor de Comunidade, é importante que estejam corretos, pois ele dará continuidade ao trabalho, caso você seja o Gestor de Comunidade, insira seus dados nos campos correspondentes

Após a criação de uma Comunidade será enviado e-mail para o Gestor da Unidade, e somente ele poderá dar continuidade ao processo. Se você mesmo for fazer esta função, após “Salvar” aguarde em seu e-mail a mensagem do sistema com o “login” e a “senha” para prosseguir.


Gerenciando Unidades

Você pode ver as Comunidades que já foram criadas, para isso clique em “Listar Comunidades” no menu lateral de sua “Área Interna” de Gestor de Unidade (veja item O que é um Gestor de Unidade?). Surgirá uma tela com todas as Comunidades existentes.

Para visualizar os dados de uma Comunidade, clique em seu nome, e para alterar seus dados clique na letra “A” da linha correspondente. Para excluir uma Comunidade clique na letra “E”.

O que é um Gestor de Comunidade?

O Gestor de Comunidade dá prosseguimento ao trabalho iniciado pelo Gestor de Grupo e passado ao Gestor de Unidade. Ele deve convocar os membros de sua comunidade (Consumidores) de acordo com planejamento feito pelo Gestor de Grupo.

Gerenciando Comunidades

Nome da Comunidade

A primeira tarefa do um Gestor de uma Comunidade é criar um nome para ela. Este nome é muito importante pois será através dele que sua Comunidade será encontrada por você e por seus convidados.

O nome da Comunidade deve ser um nome “único”: O Centro de Referência não pode aceitar dois nomes iguais, e será através deste nome que sua Comunidade será encontrada por você e por seus convidados. Deve ser fácil de lembrar e de escrever: Você deverá informá-lo a todos os membros convidados para a sua Comunidade. Deve fazer sentido, pois ele irá aparecer nos relatórios pessoais de todos os membros da sua Comunidade.

OBS: Uma vez escolhido, ele não poderá mais ser mudado.

Convite aos Usuários

Depois de escolhido o nome você deve convocar os membros de sua Comunidade a se cadastrarem no Centro de Referência. Esse processo fica a critério do Gestor de Comunidade ele pode ser feito da maneira que achar melhor. É importante, no entanto, que os convidados sejam orientados a:

  o Cadastrar-se no Centro de Referência através do botão “Novo Usuário” na página inicial
  o Associar-se a sua comunidade. (veja item “Associando-se a uma Comunidade") Para isso não se esqueça de fornecer o nome da Comunidade.

Aceitando novos membros em sua Comunidade.

Quando um convidado seu associa-se a sua comunidade ele, automaticamente, fica pendente da sua aprovação para fazer parte de sua Comunidade e poder responder aos Indicadores.

Para aprovar a associação de um novo membro clique em “Indicadores Akatu” no menu lateral, em seguida em “Respondentes on-line” e depois em “Aprovar/Reprovar”. Surgirá uma lista com todos os usuários pendentes. Selecione aqueles que deseja aprovar e clique no botão “aprovar”, para reprovar um usuário, clique na letra “R” localizada na mesma linha de seu nome. Ao aprovar um usuário, ele recebe um e-mail, informando-o da aprovação.

Listando Membros da Comunidade

Você pode ver todos os membros que já fazem parte de sua Comunidade. Para isso clique “Respondentes on-line”, no menu lateral de sua “Área Interna” de Gestor de Comunidade (veja item O que é um Gestor de Unidade?), e depois em Listar, a tela de listagem aparecerá. Para desativar um usuário, clique na letra “D” da linha correspondente.

Respondentes Off-Line

O Centro de Referência Akatu viabiliza a captação de respostas de Consumidores que não têm acesso à internet. Para isso contamos com a participação dos Gestores de Comunidades nesse processo.

Para coletar respostas de membros de sua comunidade que não têm acesso à internet, você deve primeiro fazer o download do questionário através de sua “Área Interna” de Gestor de Comunidade. Imprima quantas cópias forem necessárias.

Peça para que os “Respondentes Off-line” preencham os questionários, não se esqueça de orientá-los para que sejam sinceros em suas respostas, uma vez que não existem respostas erradas.

Antes de passar as respostas para o Cetro de Referência você deve cadastrar os Respondentes. Para isso clique em “Respondentes off-line” no menu lateral de sua “Área Interna” e depois em “Cadastrar”. Insira os dados e clique em salvar. Repita a operação para todos os “Respondentes off-line”.

Para passar as respostas para o Centro de Referência clique “Respondentes off-line” e depois em “Cadastrar Respostas”. Selecione o Respondente e insira suas respostas no questionário,

Listando Respondentes off-Line

Clique em “Respondentes off-line” no menu lateral de sua “Área Interna” e depois em “Listar”. Para visualizar os dados de um Respondente clique em seu nome, para alterar os dados, clique na letra “A” da linha correspondente, para excluir um Respondente clique na letra “E”
(Ver item O que são os Indicadores Akatu de Consumo Consciente?)


SOMENTE PARA EMPRESAS

Dados da empresa

No primeiro acesso ao Centro de Referência solicitamos que a empresa preencha um breve cadastro contendo os dados da empresa. Essa informações serão utilizadas para tratamento das respostas dadas pela empresa, e também para pesquisa e apresentação de seus dados aos usuários do Centro de Referência Akatu.

Os dados do Contato da Empresa são para uso do Akatu e NÃO ficarão visíveis no site para usuários comuns. No entanto, para empresas relacionadas será disponibilizado o nome, o e-mail e o cargo do contato (veja item Relacionamento).

Os dados de sua empresa podem ser alterados a qualquer momento que desejar, para isso clique no item “Dados da Empresas” localizado no menu lateral esquerdo de sua Área Interna”

O que é um Usuário Master?

É o responsável máximo da empresa no Centro de Referência. Toda a comunicação gerada no sistema é direcionada a ele.

O Usuário Máster acumula todas as funções disponíveis no Centro de Referência, no entanto, ele pode delegar funções para outros usuários (veja lista abaixo). As únicas funções que um Usuário Máster não pode delegar é a de responder à Escala Akatu (veja item Respondendo à Escala Akatu), e a de delegar funções ele é o único que tem essa função.


O que é um Gestor Pleno?

O Gestor Pleno tem todas as funções de um Gestor Master menos a de responder à Escala Akatu e de delegar funções.

Suas funções permitem gerenciar amplamente a presença da empresa no Centro de Referência. Ele pode cadastrar marcas e produtos, responder comentários, comparar empresas e muito mais!


O que é um Gestor de Marcas e Produtos?

A função de um Gestor de Marcas e Produtos é cadastrar as marcas e produtos de sua empresa no Centro de Referência (veja item Cadastrando Marcas e Produtos).

O que é um Gestor de Produtos?

Sua função é cadastrar os produtos de sua empresa no Centro de Referência (veja item Cadastrando Marcas e Produtos).

O que é um Gestor de Comentários?

Um Gestor de Comentários tem a função de responder aos comentários que forem feitos sobre sua empresa no Centro de Referência (veja item Respondendo Comentários). Esta é uma atribuição de grande responsabilidade, pois ele estará representado a empresa, e interagindo publicamente com usuários.

O Gestor de Comentários deve estar sempre atento à área de comentários de sua empresa. Assim ele esclarece o público sobre a atuação da empresa, e estabelece uma relação muito próxima com seus consumidores e com a sociedade como um todo.

O que é um Usuário Visitante?

Um visitante pode visualizar todas as informações a que os usuários da empresa que o convidou têm acesso, mas não pode realizar nenhuma alteração. Caso necessite de algo, deve contatar o Gestor Máster da empresa.

 

Respondendo à Escala Akatu

Ao responder à Escala Akatu, além de avaliar sua empresa você tem a oportunidade de divulgar para seus consumidores suas ações de Responsabilidade Social e de compará-las com as de outras empresas (veja item O que é a Escala Akatu?).

Para responder à Escala Akatu, clique em “Escala Akatu” na sua “Área Interna” de Usuário Máster de Empresa (veja item O que é um Usuário Master?) e depois em “Responder Questionário”, o questionário aparecerá.

As setas, para esquerda e para direita, avançam e recuam. O botão “Restaurar” retorna as respostas ao estado inicial, o botão “Terminar depois” salva as respostas preenchidas e retorna à “Área Interna”. O botão “Verificar” finaliza o processo de resposta ou, caso haja questões não respondidas, mostra as perguntas pendentes.

Depois de preenchido o questionário você pode ter uma prévia de sua classificação através da função “Gravar Respostas”

IMPORTANTE: Para que seu desempenho seja visível a outros usuários é necessário que você grave suas respostas!

Gravar Respostas

Para gravar suas resposta clique em “Escala Akatu” na sua “Área Interna” de Usuário Máster de Empresa (veja item O que é um Usuário Master?) e depois em “Gravar Respostas”.

Surgirá uma tela com o questionário preenchido e uma prévia de sua classificação. Caso esteja seguro de suas respostas clique em “Gravar”. O sistema pedirá mais uma aprovação, clique mais uma vez em gravar e aguarde a mensagem confirmação.

OBS: Depois de gravar suas respostas você não poderá mais alterá-las

Ver resultado
Para ver o resultado de um questionário já gravado, clique em “Ver Resultado”


Cadastrando Marcas, Submarcas e Produtos:

Ao cadastrar suas marcas, submarcas e produtos além de divulgar todos os segmentos em que atua, sua empresa será mais facilmente encontrada dentro do Centro de Referência.

Os produtos e serviços de uma empresa normalmente estão associados a uma marca. Esta marca pode ser o próprio “nome de fantasia” da empresa, ou marcas específicas, controladas por ela. Em alguns casos, uma marca pode ser desdobrada em submarcas.

O Centro de Referência Akatu foi concebido para abrigar tanto estruturas complexas de marcas e produtos, quanto estruturas simples.

Se você deseja que seus produtos sejam vinculados diretamente ao “nome de fantasia” pelo qual sua empresa está cadastrada, vá direto à função “Produtos”.

Caso contrário, planeje o cadastramento de seus produtos considerando uma estrutura tipo “Nome de Fantasia ->Marca->Produto” (3 níveis) ou “Nome de Fantasia - > Marca-> Submarca-> Produto (4 níveis).

O usuário master de uma empresa pode delegar as funções de cadastramento de produtos e marcas. Para isso, vá à função “Usuário”.

Cadastrando Marcas

Para cadastrar suas marcas, você deve clicar em “Marcas e Produtos” no menu lateral, em seguida clicar em “marcas” e depois em “cadastrar”. A tela ‘Cadastro de Marcas’ aparecerá. Insira o nome e a descrição da marca. Clique em “Salvar”.

Contato da Marca (campo não obrigatório): Se quiser, indique aqui os dados da pessoa a ser contatada pela administração do Centro de Referência Akatu para assuntos referentes à marca. Este campo não será exibido aos visitantes do Centro de Referência.

Listando Marcas:

Você pode visualizar todas as marcas cadastradas por sua empresa. Para isso Clique em “Marcas e Produtos” no menu lateral, a seguir em “Marcas” e depois em listar. A tela de listagem aparecerá.

Para visualizar os dados da marca, clique no nome da marca. Para alterar os dados clique na letra “A”, na linha correspondente à marca cujos dados deseja alterar. Para excluir uma marca, clique na letra “E”, para cadastrar uma nova marca clique em “Cadastrar Marca”.

Cadastrando Submarcas

Para cadastrar suas submarcas, você deve clicar em “Marcas e Produtos” no menu lateral, em seguida clicar em submarcas e depois em cadastrar. A tela ‘Cadastro de Submarcas’ aparecerá. Escolha a marca à qual a submarca está relacionada e insira o seu nome e descrição.

Contato da Submarca (campo não obrigatório): Se quiser, indique aqui os dados da pessoa a ser contatada pela administração do Centro de Referência Akatu para assuntos referentes à submarca. Este campo não será exibido aos visitantes do Centro de Referência.

Listando Submarcas:

Você pode visualizar todas as marcas cadastradas por sua empresa. Para isso Clique em “Marcas e Produtos” no menu lateral, a seguir em “Submarcas” e depois em listar. A tela de listagem aparecerá.

Para visualizar os dados da submarca, clique no nome da submarca, para alterar os dados clique na letra “A” da linha correspondente. Para excluir a submarca clique na letra “E”. Para cadastrar uma nova submarca , clique em “Cadastrar Submarca”.

Cadastrando Produtos

Para cadastrar seus produtos, você deve clicar em “Marcas e Produtos” no menu lateral, a seguir clicar em “produtos” e depois em “cadastrar”. A tela ‘Cadastro de Produtos’ aparecerá.

Caso o produto esteja relacionado diretamente ao “nome de fantasia” da empresa, não escolha nenhuma opção, e somente insira os dados solicitados. A seguir, clique em “salvar”.

Caso deseje associar seu produto a uma marca, use o campo “Marca” (múltipla escolha) para selecionar a marca à qual o produto está relacionado. Espere aparecer o campo “submarca” (múltipla escolha).

Se desejar associar seu produto a uma submarca, selecione-a no campo indicado. Caso contrário, não selecione nenhuma opção.

Campo “Produto”: Insira o nome pelo qual seu produto é conhecido no mercado, inclusive com a marca (ou submarca) correspondente. Por exemplo: “Leite tipo B – Branquinho” e não apenas “Leite tipo B”. Caso você não cadastre seu produto deste modo, os usuários terão dificuldade em localizá-lo em suas pesquisas.

Campo Palavras-Chave: as palavras inseridas neste campo são utilizadas para que seu produto seja localizado nas pesquisas realizadas pelos usuários do Centro de Referência, mas não são exibidas a eles. Não se preocupe com o sentido das frases: Cadastre todas as palavras que um consumidor usaria se estivesse procurando seu produto.

Campo Classificação: Todos os produtos e serviços cadastrados no Centro de Referência Akatu devem estar classificados conforme uma estrutura pré-definida. Isto é essencial para que os consumidores possam localizar produtos similares. A estrutura fornecida tem 3 níveis, e procura refletir as formas de classificação mais comuns no mercado. A opção outros existe para permitir a inclusão de itens eventualmente não enquadráveis na estrutura oferecida. Ao usar esta opção, você poderá descrever, no 3o nível, o seu tipo de produto.

No campo “1o nível”, escolha a classe em que seu produto ou serviço melhor se encaixa. Aguarde aparecer o campo de múltipla escolha “2o nível”, e selecione a opção adequada. Espere aparecer o campo “3o nível” e escolha o “tipo de produto” correspondente.

Campo Foto do Produto: clique em “procurar” e, em seguida, usando a janela de busca que surgirá, selecione em seu computador o arquivo que contém imagem que deseja inserir. Após você confirmar a seleção, o campo “foto” exibirá o endereço do arquivo selecionado. (por exemplo: C:\Meus documentos\Minhas imagens\minhafoto.jpg).
- Antes de cadastrar fotos, certifique-se de que você já as tem no formato adequado: Tamanho máximo de 105x105 pixels.

Contato do Produto (campo não obrigatório): Se quiser, indique aqui os dados da pessoa a ser contatada pela administração do Centro de Referência Akatu para assuntos referentes ao Produto. Este campo não será exibido aos visitantes do Centro de Referência.

Listando Produtos

Você pode visualizar todos os produtos cadastrados por sua empresa. Para isso Clique em “Marcas e Produtos” no menu lateral, a seguir em “Produtos” e depois em listar. A tela de listagem aparecerá.

Para visualizar os dados do produto, clique no nome do produto. Para alterar os dados clique na letra “A” da linha correspondente ao produto cujos dados deseja alterar. Para excluir o produto, clique na letra “E”. Para cadastrar um novo produto clique em “Cadastrar Produto”.

Área Social de Empresa:

A Área Social da empresa é a oportunidade de você divulgar um pouco mais sobre o trabalho realizado pela sua organização. Nela você disponibiliza informações que julga importante para os usuários do Centro de Referência.

A área Social possibilita a inserção de um texto com até 3500 caracteres, duas fotos e até seis links. Sugerimos que os links sejam direcionados ao site da própria empresa, e também a páginas de projetos ou instituições apoiados por ela e que sejam de interesse do público do Centro de Referência Akatu.

Inserindo dados na Área Social:

Para inserir dados na Área Social de sua empresa clique em “Área Social”, no menu lateral esquerdo, e depois em “Dados Cadastrais”. A tela de ‘Cadastro da Área Social’ aparecerá.

Campo descrição: insira um texto de até 3500 caracteres com as informações que julgar importantes sobre sua empresa.

Fotos: clique em “procurar” e, em seguida, usando a janela de busca que surgirá, selecione em seu computador o arquivo que contém imagem que deseja inserir. Após você confirmar a seleção, o campo “foto” exibirá o endereço do arquivo selecionado. (por exemplo: C:\Meus documentos\Minhas imagens\minhafoto.jpg).

Antes de cadastrar fotos, certifique-se de que você já as tem no formato adequado: Tamanho máximo de 215x215 pixels para “foto 1” e 114 x 215 para “foto 2” . Tipo de arquivo: somente .gif ou .jpg.

• Links:
Campo Título: insira o nome através do qual deseja que o link seja visualizado pelos usuários do Centro de Referência. Ex: Site da Empresa.
Campo Descrição: Este campo não é exibido aos visitantes, e é apenas para que você lembre a que se refere o link.
Campo endereço: insira o endereço de internet ao qual deseja que o link direcione o usuário. Ex: www.akatu.org.br

Visualizando a sua Área Social:

Para visualizar a sua Área Social, clique em “Área Social” e depois em “Visualizar”, a tela de visualização aparecerá.


Respondendo Comentários

Os usuários do Centro de Referência podem fazer comentários sobre a sua empresa através do site. Esses comentários passam por aprovação do Instituto Akatu para evitar opiniões sem fundamentos. Assim que um comentário for aprovado você receberá um e-mail no endereço do Usuário Máster, recomendamos que este seja passado ao Gestor de Comentários, se houver (ver O que é um Gestor de Comentários?).

Após a aprovação de um comentário sua empresa terá 7 dias para respondê-lo, assim que for respondido o comentário será publicado. Nenhum comentário será publicado no site antes do prazo de 7 dias, no entanto caso a empresa não responda o comentário dentro do prazo, este será divulgado sem resposta, ficando aberto para a empresa respondê-lo quando quiser.

Para responder um comentário clique em comentários e em seguida clique em responder. A tela com os comentários inseridos aparecerá. Escolha qual comentário deseja responder e clique na letra “R” correspondente.Insira sua resposta e clique em “Enviar”. O botão “Restaurar” limpa o campo de texto.


Listagem de comentários respondidos

Você pode visualizar os comentários já respondidos pela sua empresa e que , portanto, estão publicados no site. Para isso clique em comentários e depois em listar. A tela de listagem aparecerá.

Relacionamento

A função relacionamento permite que empresas compartilhem com outras empresas ou convidados, suas respostas e suas estruturas de pesos (veja item “Comparando empresas”) mesmo que seus dados não estejam visíveis no Centro de Referência. O relacionamento também tornará visível, para as empresas relacionadas, os dados de contato da empresa.

Os relacionamentos podem dar-se entra duas empresas ou entre uma empresa e um Convidado - Pessoa Física.

O que é um Convidado – Pessoa Física?

Esse usuário é uma pessoa cadastrada por uma empresa ou pelo Akatu que tem como principal função cadastrar uma “estrutura de peso” que, de acordo com seus valores, é a mais adequada (veja item Cadastrando Meus Pesos) . Dessa forma pode-se ter uma visão do desempenho de uma ou mais empresas frente aos valores dessa pessoa através da função Comparar empresa.

Um Convidado pode ser chamado por outras empresas para relacionar-se com elas, para isso ele deve alterar a visibilidade dele para que outras empresas possam encontrá-lo no site. Para alterar a visibilidade, o Convidado deve clicar na opção “Alterar Visibilidade” localizada no menu esquerdo.

O convidado não pode enviar convites de relacionamento para empresas, ele só pode ser convidado. Para um convidado responder ao convite de uma empresa ele deve clicar na opção Relacionamento, no menu esquerdo de sua Área Interna e depois clicar em Responder Convites”surgirá uma listagem com os nomes de todas as empresas que enviaram convites e ainda não tiveram respostas.

Para visualizar dados de uma empresa clique sobre o nome dela. Para aceitar o convite clique na letra "A" e para recusar clique na letra “R” na linha correspondente à empresa.

Cadastrando um Convidado - Pessoa Física

Dentro de sua área Interna clique na opção “Relacionamentos”, localizada no menu esquerdo e depois selecione “Cadastrar Convidado”. A tela de cadastro aparecerá, insira as informações necessárias e clique em salvar.

É muito importante que o campo e-mail seja preenchido com o endereço eletrônico real de seu convidado pois ele receberá o convite, contendo login e senha, por e-mail.

OBS1: Automaticamente após um Convidado – Pessoa Física ser cadastrado ele estará relacionado à empresa, isso significa que ele terá acesso às informações dessa empresa, tais como as suas respostas à Escala Akatu, contato da empresa e estrutura de pesos cadastrada.

OBS3: Antes de cadastrar um convidado verifique se o mesmo já não foi cadastrado por outra empresa através do guia de Convidados – Pessoa Física (veja item Estabelecendo Relacionamento com um Convidado- Pessoa Física)

Estabelecendo Relacionamento

O relacionamento pode ser estabelecido com um Convidado – Pessoa Física ou com uma Empresa. Os relacionamentos são estabelecidos através de convites que podem ou não ser aceitos pelos convidados.

Sua empresa só pode relacionar-se se a sua opção de visibilidade for “visível para todos os usuários” ou “visível somente para empresas relacionadas”. Para saber como alterar sua visibilidade veja item “Dados da empresa”.

Convidando uma Empresa para Relacionamento:

Para convidar uma empresa visível no Guia de Empresas e Produtos você deve realizar uma busca no guia (veja item Pesquisando Empresas Marcas e Produtos) ao encontrar a empresa que procura clique no nome dela para acessar a tela de “Dados da Empresa”.

Na tela “Dados da empresa”, clique no botão “Estabelecer Relacionamento” localizado na lateral esquerda da tela. Confirme o convite e, automaticamente, um e-mail será enviado à empresa convidada informando-a do interesse de sua empresa em relacionar-se com ela.

Para encontrar uma empresa que não está visível no guia mas está disponível para relacionamento clique no botão “Guia de Empresas e Produtos” localizado na sua Área Interna você será remetido à página de apresentação do guia.

Nesta tela, ao clicar no botão “Pesquisar Empresas Relacionáveis” você será direcionado à tela de pesquisa. Utilize os filtros para buscar a empresa que procura, os resultados apareceram logo abaixo.

Clicando no nome da empresa você pode visualizar alguns dados sobre ela para convidá-la a estabelecer relacionamento clique em “Estabelecer Relacionamento” e confirme o envio. Você será avisado da resposta da empresa convidada por e-mail.

Respondendo um Convite para Relacionamento

Ao receber um e-mail informando que uma empresa está convidando a sua empresa para relacionar-se você deve acessar o Centro de Referência com seu login e senha para responder o convite.

A partir de sua “Área Interna” clique na opção “Relacionamentos” do menu lateral esquerdo, e depois em “Responder Convites”, surgirá uma listagem com os nomes de todas as empresas que enviaram convites a sua empresa e ainda não foram respondidos.

Para visualizar dados de uma empresa clique sobre o nome dela. Para aceitar o convite clique na letra "A" e para recusar clique na letra “R” na linha correspondente à empresa.

Estabelecendo Relacionamento com um Convidado - Pessoa Física

Sua empresa pode chamar para estabelecer contatos com convidados de outras empresas desde que estes estejam disponíveis para relacionamento.

Para estabelecer um relacionamento com um convidado a empresa deve primeiro enviar um convite. Para enviar um convite clique no botão “Guia de Empresas e Produtos”, localizado na sua Área Interna, você será remetido à página de apresentação do Guia.

Nesta tela, clique no botão “Pesquisar Convidados – Pessoa Física” você será direcionado à tela de pesquisa. Digite todo ou parte do nome da pessoa que procura e clique em pesquisar, os resultados surgiram logo abaixo.

Para enviar um convite de relacionamento clique no botão “Estabelecer Relacionamento” da linha correspondente à pessoa que deseja convidar. O convidado deverá aceitar o convite para que o relacionamento seja estabelecido.

Cadastrando uma Estrutura de “Pesos”

Clicando em “Cadastrar Meus Pesos” no menu lateral você acessa a tela de cadastro de pesos. Selecione os pesos que achar corretos para cada tema. Clique em “Salvar”. Você pode mudar os seus pesos quando quiser.

 
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Crédito das fotografias: Grupo Pão de Açúcar e Márcia Régis